XIX Semana Nacional do Marketing 2017


CONGRESSO NACIONAL DO MARKETING

28 JUNHO / AUDITÓRIO NOVA SEDE EDP – LISBOA

O QUE APRENDEMOS COM O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO



Os lugares são limitados. Reserve o seu lugar antes que esgote!


// XIX SEMANA NACIONAL DE MARKETING //

Em 1967, ano em que Philip Kotler lança a 1ªedição do seu famoso livro “Administração de Marketing”, um grupo de empreendedores decide criar a Sociedade Portuguesa de Comercialização, na altura o pedido junto das entidades competentes, foi para que a sociedade se chamasse: “Sociedade Portuguesa de Marketing”, mas o pedido foi indeferido uma vez que a palavra “Marketing” não fazia parte do dicionário de língua portuguesa nem no léxico societário da época.

Esta foi a génese da APPM, a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Uma organização criada para desenvolver o Marketing enquanto ciência, enquanto prática empresarial e para criar o perfil dos profissionais que há 50 anos começavam a trabalhar nesta área.

Connosco vieram as Universidades e as Empresas que cedo entenderam os benefícios e a longevidade desta então técnica, que rapidamente passou a ciência e a área estratégica no seio das organizações.

Passaram 50 anos, apenas 50 anos. Neste piscar de olhos da História Portuguesa, tivemos a sorte de viver momento únicos que mudaram e moldaram a sociedade portuguesa para sempre. Neste período vivemos uma Revolução que consigo trouxe profundas mudanças no sistema político, económico, social e cultural do País.

Vivemos duas intervenções do FMI que vieram provar a nossa capacidade de resiliência, vimos Portugal entrar no mercado económico comum, vimos Portugal e as empresas Portuguesas a abrirem horizontes para a Europa e para o Mundo. Vimos nascer a Internet, e um sem-fim de novas técnicas, meios, plataformas e ferramentas que todos os dias nos fazem questionar o nosso papel enquanto associação e nos fazem revalidar a nossa relevância para o sector.

Somos desde 1967 um farol para os Profissionais, para as Empresas e para os Estudantes de Marketing. Somos um parceiro de referencia para o mercado empresarial e para a Academia.

Hoje 50 anos depois continuamos com a mesma vontade, a mesma missão e o mesmo espírito que os fundadores da APPM tiveram em 1967.

E para celebrar o Congresso deste ano, apoiámo-nos num dos pais do Marketing, Philip Kotler, que continua a dizer que as bases fundamentais do marketing não mudaram nem nunca vão mudar.

“Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, o foco no consumidor e nas suas necessidades. Quem manda é o cliente.

Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.

Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes.

Isso não mudou e nunca vai mudar”

No nosso 50º aniversario não podemos deixar de olhar para os últimos 50 anos, e em vez de fazer futurologia, decidimos convidar algumas das principais pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do marketing e das marcas em Portugal para nos ajudar a projetar o Futuro, queremos discutir como capitalizar tudo o que já aprendemos, que desafios e oportunidades temos pela frente para a consolidação e reforço da profissão de marketing.


// ONDE VAI ACONTECER?

A Semana Nacional do Marketing irá realizar-se de 26 a 30 de Junho. O Congresso Nacional de Marketing, realiza-se no próximo dia 28 de Junho no novo auditório da sede da EDP em Lisboa e irá contar com um programa em torno do tema a “O QUE APRENDEMOS COM O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO”

MORADA: Avenida 24 de Julho / 1200-109 Lisboa”



Os lugares são limitados. Reserve o seu lugar antes que esgote!