Triangulo Virtuoso: Música, Redes Sociais e Mobile

carlosgomesMúsica, redes sociais e mobile – três áreas em autêntico alvoroço a criar novas áreas de negócio, comunicação e marketing. O Virtual Fest é um projeto de minha autoria que junta esses conceitos para dar aos utilizadores uma experiência enriquecedora e partilhada – viver os festivais de música com tudo o que precisa na sua mão: o que escolher, quais são as bandas, onde estão os amigos e a possibilidade de dizer a todos “estou aqui!”. E quem oferece uma experiência tão marcante será certamente recordado.

Em Setembro de 2012 a manifestação “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!” juntou milhares de portugueses na rua através do apelo à mobilização feito nas redes sociais. Para os mais cépticos relativamente ao fenómeno das redes, que agoiravam a virtualização das relações e a ausência da proximidade física, tiveram nessa manifestação o derradeiro exemplo de como o Homem continua a ser um ser social. Por muitos amigos on-line que tenhamos e que parabenizamos sem saber quem são, as redes sociais incentivam a proximidade e a partilha de emoções em conjunto e ao vivo.

Nos espaços alcatifados das grandes lojas de entretenimento já há muito que mirraram os espaços dedicados à música e à venda dos CDs. Os monopólios das editoras discográficas já acabaram e a democratização é plena: os músicos tocam directamente para os seus fãs, os concertos surgem como cogumelos, as marcas acotovelam-se para activarem audiências. Nos festivais de música vivem-se alegrias, apreciam-se os sons e passeia-se junto a “montras” de marcas que às vezes mais parecem os movimentados centros turísticos junto ao mar onde os empregados dos restaurantes tentam convencer os turistas em várias línguas que o seu peixe e marisco são melhores dos que os do restaurante vizinho.

Portugal está quatro anos atrasado no mobile relativamente aos britânicos, pelo menos a julgar pelos dados estatísticos referentes à ultrapassagem das vendas de smartphones face aos telemóveis convencionais. Nos Estados Unidos da América, o Pandora, umas das mais importantes rádios on-line do país, teve, em 2012, 75% do seu tráfego gerado através de dispositivos móveis. Por cá, finalmente começamos a aperceber do enorme potencial do mobile e a ver uma app como uma ferramenta de produtividade e de entretenimento que potencia o que de melhor um dispositivo móvel tem: ser exactamente móvel e estar connosco sempre. E a lista de vantagens é extensa: localização e planificação de viagens, fotografia e vídeo, conteúdos actualizados, partilha simultânea, gestão de calendário – em resumo, sempre ligado com o mundo.

No Virtual Fest comecei por dar a informação mais completa sobre música para ajudar os festivaleiros a fazer as suas escolhas através de bios, vídeos, imagens e muito mais informação sobre todas as bandas que compõe os cartazes. A app acompanhou em 2013 os festivais portugueses e este ano alarga para os grandes festivais europeus e internacionais. O sucesso, tanto do conceito como da plataforma, rege-se pelo casamento das três áreas que falei no início – música, redes sociais e mobile. As ideias não faltam e a vontade muito menos. E acredito no enorme potencial que o casamento pode dar a quem quer diferenciar-se na “montra” de marcas exibidas num festival.

Tecnologicamente, a plataforma do Virtual Fest está a ser utilizada noutras apps de eventos, caso da Semana Nacional de Marketing, da APPM, e do Talkfest – Fórum sobre o Futuro dos Festivais de Música em Portugal. Estão a ser desenvolvidos outros projectos e parcerias onde em cada um continuarei a explorar as enormes potencialidades que o mobile oferece tanto a utilizadores como a promotores e marcas. Quem quer participar na aventura?

Carlos Gomes Criador da plataforma Virtual Fest

http://www.virtualfest.net/

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.