Trabalhar a Correr

E de repente parece que toda a gente começou a correr! Basta um olhar mais atento para as zonas ribeirinhas de Lisboa ou do Porto para perceber que os portugueses aderiram à corrida em força. E a sua participação não se fica pelos treinos. São cada vez mais o número de corridas e eventos ligados à corrida, que chamam a si várias centenas de participantes. Amigos, colegas e famílias inteiras fazem autênticas romarias nas provas mais conhecidas. Lugares esses que se tornaram também locais de comunicação de várias marcas – apesar de algumas não o potenciarem da melhor maneira.

Mind Matter!

Mas será que a corrida é mesmo só um desporto na moda?! Sejamos sinceros, correr, apesar de toda a gente o saber fazer, não é fácil e custa. Mas uma vez ultrapassados os primeiros treinos, e com alguma insistência e otimismo, é raro quem não fica viciado. E será apenas pelo bem-estar provocado pela atividade física? Ou porque as mensalidades do health club se tornaram caras? Não! É muito mais do que isso, correr é, sobretudo, uma atividade mental. Fazer 30 a 40 minutos ou mesmo 1 hora a correr é um momento único que pode – e deve – ser aproveitado para a evasão, para a criatividade e até mesmo para a organização pessoal e profissional. Falo por experiência própria. Adoro correr com os meus amigos mas em alturas de grande stress e exigência no emprego tenho a necessidade de correr sozinho. É nesse espaço temporal – no meu caso, nunca menos de 1 hora -que desligo o telefone e consigo resolver problemas, ter as melhores ideias e organizar os próximos passos profissionais.

Exemplo

Ultimamente dou este exemplo para “converter” os mais resistentes na corrida: Há cerca de um ano, na véspera de umande conferência em que fui anfitrião e ao mesmo tempo tinha que fazer uma apresentação para mais de 200 pessoas estruturei o meu discurso e a minha apresentação durante 1 hora de corrida. Nesses 10 quilómetros feitos à beira Tejo refleti nos assuntos a abordar, falei em voz alta, adequei o discurso, estruturei a apresentação, sem a decorar, e tudo passou a fazer mais sentido no final. Foi um duplo ganho: cerca de 10K em 55 minutos, 800 calorias queimadas e uma paz e confiança por saber o que fazer no dia seguinte. A apresentação e a palestra foi a melhor que já dei e onde senti que dominava completamente a situação. Ficou, para mim, mais que provado o efeito da corrida na minha atividade profissional. E hoje em dia é essencial correr não só para manter um estilo de vida saudável mas, sobretudo, para ser um escape de stress e para resolver situações mais complicadas do dia-a-dia profissional.

E vocês já começaram a correr?





Autor:
Filipe Gil
Director Editorial
Distribuição Hoje

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Comments

Add a comment

  1. Worker vs Runner |10-02-13

Arquivo

Próximos Eventos


Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.