Criatividade e Storytelling e muitas Histórias para contar

Esta semana na rubrica “Marketing Academy” os formadores do curso Cratividade e Storytelling, Vasco Durão e João Vitória, fundadores da Shaker, apresentam-nos o artigo “Criatividade e Storytelling e muitas histórias para contar”. Saiba mais aqui sobre o curso Criatividade e Storytelling da Marketing Academy.

Quem não gosta de uma boa história? Nesta frase estão duas premissas essenciais do storytelling. A primeira é que se uma das melhores formas de encantar uma criança é através de uma boa história, só se um adulto ou uma marca estiverem muito desactualizados é que não vão usar esta magia para encantar os seus pares ou os seus clientes. A segunda está no final da frase: a interrogação. Saber perguntar é muito mais gratificante do que ter todas as respostas, quanto mais não seja porque sem as primeiras nunca existirão as segundas.

Curiosamente ambas estas premissas estão intrinsecamente ligadas aos seres mais criativos e mais ávidos de histórias do planeta: as crianças. Como constata Warren Berger no livro “A More Beautiful Question”, as crianças no pré-escolar perguntam aos pais, em média, cerca de 100 perguntas por dia. Ou como garantiu o físico e gonzo-cientista João Magueijo, numa recente entrevista ao semanário Expresso, “a criatividade tem a ver com a retenção da infantilidade”. E já agora, para meter a colherada pessoal, lá me dizia um chefe, que marcou a minha forma de pensar e fazer comunicação, quando lhe tinha de contar uma ideia: “explica-me como se eu fosse uma criança de 4 anos”.

Onde queremos chegar com esta história toda? Antes de mais à primeira verdade do workshop Criatividade e Storytelling: o João Vitória e o Vasco Durão são um bocado infantis. Depois, e agora mais a sério, ao objectivo central da Training Session que nos propomos realizar: acreditamos que o storytelling é uma ferramenta poderosa e em voga na comunicação nos dias de hoje porque uma marca ou uma empresa com uma boa história para contar, que acima de tudo tem de conter emoção e ser verdadeira, tem muito mais potencial para vingar no mercado.

Os 4 P’s do Marketing Mix (Product, Price, Place, Promotion) já não são suficientes para vender um produto. Falta-lhes, como acrescenta a especialista em comunicação Bernardette Jiwa, o elemento humano, as Pessoas. Já não comunicamos só para as massas e as pessoas querem que as marcas e a empresas lhes contem histórias que lhes toquem pessoalmente, emocionalmente e verdadeiramente. Para assim se criarem relações duradouras.

Apresentadas as considerações teóricas, este workshop tem um sentido muito prático, porque é a meter a mão na massa que se aprende mais e melhor. Vamos experimentar técnicas actuais e ancestrais de contar histórias. Vamos contar e conhecer histórias de marcas que estão a fazer História. Vamos aprender a contar as nossas próprias histórias, porque se não nos soubermos apresentar, quem saberá? E vamos sobretudo explorar métodos e modelos que aprendemos mais recentemente, porque adoramos ler, conhecer e aplicar as histórias daqueles que nos inspiram no presente, para saber como podemos contar no futuro as histórias de sucesso das nossas empresas, dos nossos clientes, e até as nossas próprias.

Sempre abertos a todas as dúvidas e questões, e sempre com a alegria da criança que ainda existe dentro de cada um de nós.

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