Conseguir a Diferenciação para além dos Atributos mais Racionais

Actualmente, os valores que orientam os processos de decisão de compra apresentam uma forte vertente emocional, indo muito para além do preço. Neste novo normal a que chegámos, sendo certo que os consumidores se tornaram muito mais racionais, verificamos que não é através dessa racionalidade que as marcas bem-sucedidas conseguem criar uma verdadeira diferenciação, conseguindo-a antes através de plataformas emocionais.

Nos dias que correm, a co-criação revela-se também como uma das tendências de marketing que as marcas perseguem.

A Galp Energia, vivendo momentos de grande transformação e de verdadeira expansão dos seus negócios e países de atuação, continuará sempre muito consciente da sua portugalidade. Na Galp Energia procuramos aliar a responsabilidade social à rentabilidade económica, facto que nos motivou a lançar o concurso de design das garrafas de gás, desafiando a comunidade académica e empresarial, os empreendedores e criativos, procurando com esta iniciativa potenciar uma mensagem simultaneamente pedagógica e construtiva.

De acordo com o ECSI (índice de satisfação dos clientes) o mercado das garrafas de gás é particularmente bem apreciado pelos clientes, nomeadamente quando comparado, em termos de qualidade, satisfação e expetativas, com outros mercados como o da distribuição de electricidade, a distribuição de água, a banca e as telecomunicações. Registando esse facto com agrado, notamos que a imagem das garrafas de GPL é um dos factores que ainda poderá ser melhorado. Sendo a segurança e o cumprimento dos requisitos técnico-legais a primeira prioridade deste negócio, como dos demais produtos energéticos, não quisemos deixar de explorar a oportunidade de melhorarmos a imagem das garrafas de gás, um produto Galp Energia que leva conforto a mais de 1 milhão de lares em Portugal, contando para isso com um parque logístico estimado de 4 milhões de garrafas.

Com o concurso procuramos desafiar a comunidade de criativos, estudantes universitários e designers, a título individual ou coletivo, para o desenvolvimento de um design inovador para as garrafas de gás butano que a Galp Energia distribui na Península Ibérica. Ao mesmo tempo, aproveitamos para proporcionar aos criativos a oportunidade de explorarem a garrafa de gás como objeto de arte, num outro desafio, mais criativo e aberto a iniciativas disruptivas relativamente à forma como estamos habituados a ver este produto. Acreditamos que dados os prémios em disputa para os três projetos mais criativos em cada um dos desafios, associados ao reconhecimento e destaque que os mesmos virão a merecer, poderemos vir a ser confrontados com muitas propostas de qualidade.

Ambicionamos assim a dinamização de um produto que é um símbolo de relação entre os clientes e a Galp Energia. A garrafa de gás representa essa relação por ser um objeto universalmente reconhecido, um ícone da indústria de energia e um símbolo familiar da vida diária.

Para a promoção desta iniciativa contamos com o apoio da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e da Associação Nacional de Designers (AND).

Saiba mais:

Todos os interessados poderão obter informação adicional, o formulário de inscrição e consultar o regulamento do concurso em http://concursodesign.galpenergia.com/

As inscrições (comentários e/ou sugestões) para a participação no concurso devem ser enviadas, até dia 10 de março de 2014, para o endereço electrónico marketing.rd@galpenergia.com





Autoria:
João Filipe Torneiro
Director Marketing R&D Galp Energia

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.