Porquê uma Certificação em Community Manager?

Daniel Pereira, CEO da MindSEO e um dos formadores do curso de Certificação em Community Manager, está esta semana na rubrica “Marketing Academy” com o artigo “Porquê uma Certificação em Community Manager?”.

O ser humano é na sua génese, um ser social. Logo, o conceito de community manager poderá não ser apenas o gestor de redes sociais. Apesar do termo ter vindo a ser cunhado para uma função mais aproximada aos gestores de comunidades online, um community manager é muito mais do que isso. Aliás, nos tempos que correm estamos sem dúvida numa realidade social multicanal, o que leva a que o community manager, mesmo que responsável apenas por canais digitais, tenha de pensar on e offline.

Tenho por hábito dizer que “nada funciona de forma isolada” e sem dúvida que o trabalho de community manager não é excepção. As suas preocupações são muito maiores do que o comentário tardio, o tom menos apropriado ou mesmo a falta de resposta, pois a ausência de comunicação é comunicar que não comunicamos. Isto é apenas a primeira camada, pois um community manager é mais do que alguém que gere directamente uma rede social (que é de si diferente de uma plataforma social!). Um community manager é um gestor (como o próprio nome indica) de redes sociais. Se pensarmos que uma rede social poderá ser um conglomerado de plataformas, e o que forma a rede são os seus interlocutores e não os suportes, o panorama alarga-se. Se pensarmos que cada plataforma tem uma linguagem específica de comunicar, apesar dos locutores serem os mesmos, e se acrescentarmos o facto de que teremos que ter também em conta a própria linguagem e posicionamento da marca, os dados que teremos que cruzar e ter em conta são já uma realidade muito afastada do simples facto de “publicar posts”.

Logo, um verdadeiro community manager é o estratega que terá que considerar um plano de comunicação, um plano de normas de abordagem e até um plano de gestão de risco e de crise, para que uma marca possa comunicar em diferentes plataformas com a sua rede de stakeholders, sem comprometer a reputação da marca, e ao mesmo tempo poder monitorizar as conversações passíves de serem captadas e utilizar toda esta informação para gerar visibilidade, e num estágio final, gerar negócio.

Se alargarmos ainda mais estes conceitos, teremos claramente a necessidade de compreender como é que poderemos gerir a presença corporativa das marcas nas redes, desde a definição da estratégia e identidade digital à própria animação e controlo da reputação online, sempre tendo em conta a visão holística de toda a comunicação da marca, de modo a conseguirmos medir constantemente a reputação da mesma. Se neste percurso, conseguirmos definir as métricas adequadas e monitorizar todo o desenvolvimento, auscultando os intervenientes e obter precioso feedback dos stakeholders, e acima de tudo, saber comunicar com o posicionamento, identidade e linguagem adequadas, teremos noção que esta planificação, tendo interactividade com seres humanos, passa a ser orgânica, e muito longe de ser algo estático, requer uma medição e ajuste constantes. Só assim, iremos conseguir potencializar e rentabilizar uma presença corporativa nas redes, a curto, médio e longo-prazo.

Ou seja, se quando falámos num community manager com uma base simplista, estamos com os pés assentes na terra e a limitarmo-nos ao espaço de um ecrã, ao aprofundarmos cada vez mais e mais a complexidade de gerir comunidades, e se tivermos em conta todas as variáveis possíveis e imaginárias, estaremos a ponderar a necessidade de implementação de um verdadeiro war-room!

Foi com isto em mente que surgiu a criação, não de um curso, mas de um programa intensivo de formação e Certificação para Community Managers, de modo a poder dar apoio a profissionais que mais do que comunicar, executam uma elaborada estratégia por detrás de cada acção.

Poderão saber mais informações sobre o programa de certificação e respectivas condições de acesso, na página da Marketing Academy.

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Daniel Pereira

Daniel Pereira é Empreendedor, Formador e Consultor em Inbound Marketing e SEO. Licenciado em Marketing, Publicidade e RP. CEO da MindSEO e Formador das Google Academies.
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