12 Brand Tips para melhor gerir uma Marca

Brand tip #1
Nós decidimos quem seguimos e quem nos segue online. Nós escolhemos as histórias que queremos ler e as que queremos também partilhar. Para ligar as marcas aos consumidores que estão ligados, as marcas têm que fazer parte da comunidade e serem aceites por ela.

Brand tip #2
As marcas devem fazer coisas pelas pessoas.

Brand tip #3
Definida a estratégia de comunicação de uma marca, é segui-la de forma determinada e coerente. Sempre. É de evitar disparar em todas as direcções. Como nas organizações todos têm opinião forte sobre a comunicação das marcas (independentemente das suas competências), é comum ver quem gere marcas a ser empurrado para a gestão de consensos. Gerir consensos não é gerir marcas. É destrui-las. E mais rápido do que se possa pensar.

Brand tip #4
O design é muito importante para as marcas. A estética é determinante na ligação das pessoas a uma marca e é responsável por uma importante parte do seu poder de atracção. As marcas devem, por isso, dedicar muita atenção ao design que adoptam para as suas manifestações. Design no produto, nas peças de comunicação, nos pontos de vendas, nos eventos, na web, em todos os pontos de contacto com o mercado. As marcas devem procurar trabalhar com designers de excelência e os brand managers ter bom sentido estético para entender o melhor possível o trabalho importante daqueles. Quando o design de uma marca é excelente, as pessoas tendem a querer usar os seus produtos e a mostrá-los.

Brand tip #5
Quando as marcas utilizam os patrocínios como instrumento de comunicação, não devem simplesmente suportar o custo de um patrocínio e associar o seu logo à comunicação do evento ou ter a marca estática no evento. É também importante conceber estratégias de activação de marca para cada patrocínio e investir (pelo menos na mesma ordem de grandeza do valor do patrocínio) na sua concretização e divulgação. Hoje não basta ter o logo presente, é preciso criar relação com as pessoas através de iniciativas de marca perfeitamente enquadradas e pensadas especificamente para elas (podem ser eventos, formas inovadoras de ter presença de marca, iniciativas na web, nas redes sociais, etc). Assim, na avaliação de um potencial patrocínio importa considerar que o seu valor total é composto pelo custo de associação + o custo da activação.

Brand tip #6
A criatividade nunca terá origem numa máquina ou será deslocalizada para um país com mão-de-obra barata. O brand manager também tem que ser criativo e estar à vontade para avaliar a criatividade dos que trabalham com ele. E apesar de muitas vezes parecer, a criatividade não é exclusiva de alguns. Depende muito dos hábitos de consumo intelectual de cada um e, por isso, pode ser estimulada.

Brand tip #7
Os patrocínios e os eventos têm a grande vantagem de conseguir visibilidade de marca nos Media em horários e formatos muito valiosos e que não se podem obter através da tradicional compra de espaço publicitário.

Brand tip #8
Quando, por esta ou aquela razão, marcas concorrentes definem estratégias de patrocínio semelhantes, continua a ser possível uma marca diferenciar-se das restantes. Essa diferenciação faz-se, por exemplo, através da criatividade, originalidade, relevância para o target e qualidade de produção da activação de marca, por um lado, e do conteúdo que se consegue extrair dos patrocínios e das activações, por outro. E o conteúdo é chave. Tem que ter muito interesse para o publico que a marca pretende atingir, para conseguir a sua atenção e para ser partilhado.

Brand tip #9
O segmento jovem exige uma abordagem de comunicação própria e muito dinâmica. Porque o seu mundo é específico, tem códigos próprios, é mais intenso e transgressor. Porque é inconformado, mutante e exigente. As marcas para as quais este segmento é importante (porque só comercializam produtos para os jovens ou porque comercializam produtos para as diferentes faixas etárias e precisam de captar e fidelizar cedo) devem estar onde estão os jovens, ter a sua atitude e falar a sua linguagem. Mas para a marca não parecer um adulto armado em jovem, a sua comunicação com o segmento deve ser assegurada por equipas de comunicação dedicadas e autónomas que se identifiquem com o target, que conheçam o que ele faz, os sítios que frequenta, o que veste, o que compra, como compra, quais as suas necessidades, tudo.

Brand tip #10
A publicidade deve comunicar produto, serviço ou marca e deve evitar focar-se apenas no preço. Um produto, serviço ou marca cuja característica ou factor de diferenciação é apenas preço baixo, não tem personalidade, não atrai, não desperta desejo de compra, não faz o consumidor querer ter, usar e mostrar. A menos que uma marca queira ser percepcionada como uma marca de preço baixo (ao que normalmente se associa também qualidade baixa), o que é pouco ou nada atractivo, a publicidade deve vender produtos ou serviços com características inovadoras, relevantes, com qualidade e aspiracionais. Claro que o preço tem importância, mas o consumidor descobre o preço em outros momentos. Se a publicidade for mesmo boa, o consumidor vai querer saber tudo sobre o que se está a comunicar e vai procurar.

Brand tip #11
A experiência do cliente no processo de compra é um aspecto muito importante para a sua fidelização à marca. Se estivermos a falar de comércio electrónico, a loja online deve ser graficamente cuidada, apelativa, que dê prazer navegar, rápida e com um processo de compra simples. Se o processo de compra for físico, em loja, esta deve ser visualmente cuidada, agradável, onde apeteça estar, com exposição de produto apelativa, moderna, com um atendimento muito profissional (para venda ou resolução de problemas), atencioso sem ser intrusivo e também com visual cuidado. O momento de concretização da compra também deve ser expedito, sem procedimentos desnecessários e, de preferência, sem que o cliente tenha que se deslocar a outro ponto da loja para pagar e receber o seu produto. E se o produto tiver embalagem, esta deve ser pensada para ter impacto visual no cliente e para que o seu manuseamento seja igualmente uma experiência que surpreenda, prolongando a compra até ao momento em que começa a usar o produto já fora do ambiente de loja.

Brand tip #12
A monitorização regular dos indicadores de marca é uma das rotinas mais importantes de um gestor de marcas. As marcas devem realizar estudos de mercado periódicos para avaliar como o consumidor está, em cada momento, a percepcionar a sua performance. Que atributos o consumidor considera que a marca tem, que personalidade, qual o nível de agrado, preferência, notoriedade, etc. A análise destes dados permite aferir se a actividade da marca está a produzir os efeitos desejados ou se é preciso corrigi-la. E é muito importante estar atento a eventuais alterações negativas nos indicadores e actuar de imediato, pois é muito fácil e rápido a performance de uma marca cair, mas a sua recuperação é muito lenta e difícil.





Autor:
Pedro Caldas
Sponsorship & Events Manager
Vodafone Portugal

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Comments

  1. wrote on Setembro 11th, 2013 at 11:05 am

    Henrique Ventura

    Bom artigo. Apenas dois breves comentários.

    Brand tip #1: Nós decidimos efetivamente quem seguimos, mas não decidimos quem nos segue nem como ou quando ou onde nos seguem. A partir do momento em que estamos online estamos à mercê do escrutínio das pessoas que nos decidem seguir. E isso também vai determinar aquilo que partilhamos.

    Brand tip #4: O design é algo que vai muito para além da estética. O design vai muito para além da componente estética. É a forma e a função, e a resolução de problemas dentro de um enquadramento e dentro de determinadas restrições. Muito embora ande de braços dados com a estética, o facto é que é muito mais abrangente do que a estética.

Add a comment

  1. 12 Brand Tips para melhor gerir uma Marca | Mar...09-11-13

Arquivo

Próximos Eventos


Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.