Innovarisk Underwriting – Solução inovadora Hiscox para profissionais de marketing e comunicação

Imagine que uma agência publicidade é acusada de quebra de confidencialidade.

Como é que pode proteger-se?

Apesar da experiência e do profissionalismo de uma empresa do setor da publicidade, marketing ou comunicação, é provável que surjam, no desenrolar de um projeto, falhas e erros que podem resultar na perda de clientes, dinheiro e reputação. Os clientes hoje não são apenas mais exigentes, são também muito mais críticos. Reclamações relacionadas com negligências e erros aparentemente simples, como gralhas ou confusões com a cor pantone ou outros mais graves como a reprodução de uma imagem ou de uma obra musical com direitos de autor, são hoje uma realidade.

 

De acordo com Gonçalo Baptista, diretor geral da Innovarisk, representante da Hiscox em Portugal, “a maioria dos profissionais desconhece que existem formas de se protegerem contra atos negligentes e erros que acontecem quando se trabalha sobre grande pressão e com timings muito curtos. Num mercado em contração em que a mais pequena falha pode resultar num não pagamento por parte do cliente, os profissionais têm que proteger-se. Acresce a esta situação que o mercado global em que muitas agências se movem tem exigências, por exemplo em concursos internacionais, às quais só um seguro adequado pode responder.

 

Em Portugal existem cerca de 4.000 empresas a atuar neste sector, o que significa que se trata de um setor importante que necessita de ser protegido, mais ainda na conjuntura atual. O seguro de responsabilidade civil profissional converte-se, assim, no seguro de vida da empresa. A solução Hiscox permite proteger uma empresa das consequências de erros, falhas ou omissões possíveis de serem cometidas no quadro da sua atividade profissional onde o stress e a pressão fazem parte do seu dia-a-dia de trabalho, assegurando a viabilidade da empresa perante riscos maiores.

O que pode acontecer – exemplos

Uma importante empresa contrata uma agência de marketing para fazer o lançamento de um novo e revolucionário produto. Depois de várias reuniões e briefings, um colaborador da agência comenta, num jantar com amigos de confiança, o projeto em que está a trabalhar. Dois dias mais tarde um dos jornais mais influentes do país faz capa sobre o projeto e a notícia é logo difundida por toda a imprensa e é lida pela concorrência. O cliente, indignado, exige à agência uma indemnização por transmissão de informação confidencial. Os danos foram avaliados em mais de 200.000 euros.

 

Uma conhecida agência de publicidade ganha um grande cliente e, depois de várias maquetes, consegue, finalmente ver aprovada a sua campanha. Todo o trabalho foi elaborado nos timings previstos e de forma controlada: os canais de distribuição online e offline estão preparados e a campanha está pronta a ser lançada. O que poderia acontecer de errado? O trabalho é impresso e enviado. Tudo está perfeito até que algo inesperado acontece: o cliente liga furioso porque a campanha teve como base a proposta inicial e não a versão final aprovada. Bem-vindo ao pesadelo!

 

Estas duas situações ilustram o que pode levar à falência de uma empresa ou denegrir a sua reputação. Gonçalo Baptista acrescenta que “os prejuízos são quantitativos e qualitativos pois o dano não é só económico, podendo gerar um impacto negativo direto no mercado e no setor. Estas consequências, que são meros exemplos mas que estão na ordem do dia, podem encontrar resposta num seguro de responsabilidade civil profissional da Hiscox.” A seguradora teria colocado rapidamente à disposição da empresa uma equipa de especialistas e peritos para solucionar o problema, assumindo os eventuais gastos com a defesa, além da compensação, assegurando as relações comerciais da empresa com os seus clientes e a sua imagem no mercado.

 

A solução

Com o seguro de RC profissional, a Hiscox não só protege uma empresa de marketing, publicidade e comunicação perante uma negligência ou erro. Também favorece a relação privilegiada que esta tem com os seus clientes através de uma cobertura completa face a incumprimentos contratuais, quebra de sigilo, atividades fraudulentas, infrações dos direitos de propriedade intelectual, difamação, danos, perdas ou destruição de bens, e transmissão acidental de vírus. A seguradora Hiscox está particularmente atenta ao processo de gestão dos sinistros para que o fim seja o mais célere e justo possível. A Hiscox parte sempre do princípio de que a sua reclamação é justa e defensável, oferecendo aos seus clientes uma melhor proteção e serviço.

 

Sobre a Hiscox

A Hiscox, companhia de seguros internacional de especialistas, está cotada na London Stock Exchange. Do Grupo fazem parte três divisões principais – Hiscox London Market, Hiscox UK e Europe e Hiscox International.

 

Em Portugal a Hiscox é representada pela Innovarisk, subscrevendo por conta desta seguros direcionados a proprietários individuais ou empresariais de obras de arte e património de valor, bem como produtos de riscos profissionais para profissionais das mais diversas áreas de atuação, da consultoria à administração de empresas. Para todos os nossos Associados é oferecido um desconto de 10%. Mais informações em http://innovarisk.pt/.

 
Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.