Que “Best Of” daria o Marketing em Portugal?

pm@patriciomiguel.ptDaqui a poucos meses, todos nós estaremos a falar de futebol. Num ano em que o Mundial se disputa no Brasil, não haverá português que não esteja atento e a vibrar com cada segundo da nossa Seleção. Tirando partido deste tema que estará na nossa agenda, falarei neste espaço sobre futebol, um território sempre fértil em metáforas que nos podem ser sempre úteis, a nós, profissionais de marketing.

Quando acabar o Mundial, será certamente criado um vídeo dos melhores momentos, dos melhores golos, das jogadas mais incríveis, não há Mundial nem competição que se preze sem um Best Of. Não creio que neste Best Of venham a ser incluídos os seguintes momentos: passes laterais,quase remates e quase oportunidades. Também não creio que haja referência a atrasos para guarda-redes, cantos curtos ou chutos para a frente.

Haverá, isso sim, golos espectaculares, improváveis, mágicos; haverá, isso sim, jogadas imprevisíveis, jogadas de risco e de puro talento, de Feeling, momentos de ousadia e do desafio da lógica. Jogadas como esta do Lucas do Paris St Germain que correu o mundo do futebol no início de Março:

Ah! Quase que marcou, falhou, é certo, mas a admiração está lá, e ficamos a ver e a rever, aplaudimos e fomos todos, com ele, até à baliza adversária. E acreditámos. Desde que tenhamos a baliza em mente e queiramos arriscar e desafiar o medo de falhar, tudo vale o nosso entusiasmo. Porque, pelo menos, tentámos fazer algo de novo.

E assim passo do futebol para a nossa profissão, de jogadores para profissionais de marketing.

Com certeza que em nenhum dos nossos Best Of de decisões de marketing, individuais ou colectivos, encontraremos as promoções que os outros também fazem, nem as fórmulas que já repetimos há tanto tempo, sempre da mesma forma. Não, isso não entrará em nenhum Best Of. Como também não entrará aquilo que já se fez no ano passado ou nos outros anos. Não existem Best Of de coisas comuns, é um contra senso.

Por isso, deixo aqui o meu apelo: Tenhamos melhores Best Ofs, que tomemos mais e melhores decisões, mais arriscadas e sem medos, sempre com o objectivo de criar magia e encanto junto dos nossos consumidores, não fossem eles a nossa audiência. Que não tenhamos receio de atirar para a baliza e de criar combinações novas, de jogadas nunca antes feitas.

Como o Lucas na sua jogada, que figurará nos melhores momentos futebolísticos deste ano. Certo, não foi golo mas para a próxima o Lucas saberá o que fazer para marcar.

E aqui reside o valor de arriscar e falhar: aprender e evoluir.

__________

Autor: Miguel Osório / Administrador de Marketing da Sonae MC

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.