O Impacto da Sharing Economy – Infografia

A economia colaborativa é grande, poderosa e está a crescer rapidamente. Ela permite que as pessoas que desejem aceder a bens e serviços de outras pessoas, consigam fazê-lo rapidamente e sem obstáculos.

A economia colaborativa (ou a economia da partilha) é um dos mais recentes fenómenos possibilitados pela internet e pelo acesso às tecnologias móveis. Começámos por partilhar conteúdos e informação através das redes P2P e das redes sociais, agora, é normal compartilhar todos os aspectos e bens das nossas vidas uns com os outros. Começámos com os nossos carros, com as nossas casas, e até mesmo com o nosso dinheiro. Mas agora, a economia colaborativa está a espalhar-se por todo o ecossistema social, cultural e económico.

Os Favos de mel são uma ótima metáfora para o fenómeno da colaboração. Os favos de mel são eficientes e resilientes. São eficientes porque não existe espaço desperdiçado dentro ou entre as células. São resistentes e resilientes porque a sua estrutura foi construída para lidar com uma grande quantidade de peso. Esta infografia ilustra como muitas pessoas trabalham juntas para construir, partilhar e aceder a recursos coletivamente.

Esta imagem, sobre o fenómeno da Economia Colaborativa, revela como a mesma está a impactar o sector financeiro com os fenómenos de crowdfunding, empréstimos P2P e a criação de cripto-moedas (Bitcoins) nalgumas plataformas online. A infografia mostra-nos ainda os diferentes sectores onde a economia colaborativa mais se expandiu. As pessoas estão a partilhar as suas casas, o seu carro, a sua comida, o seu tempo e os seus bens físicos. As células externas da imagem demonstram como a economia colaborativa está a espalhar-se para as áreas da saúde, das start-ups, da logística e para dentro das empresas já estabelecidas. Até as áreas dos Serviços Públicos, da Gestão de Municípios e da Educação começam a despertar para esta realidade.

Exemplos de partilha nas áreas de Serviços Públicos e na Gestão de Municípios. incluem cidades que compartilham equipamentos umas com as outras na plataforma: Munirent.co, em vez de gastar o dinheiro dos contribuintes para comprar equipamentos caros de fornecedores tradicionais. Ou na área da saúde, onde os pacientes diabéticos estão a apoiar-se através da partilha de insulina, equipamento e partilhando as suas experiências pessoais em Helparound.co.

Este movimento é grande. É poderoso, E está a ser alimentado pelas tecnologias móveis, agora comuns, que todos nós transportamos no bolso e será o tema principal da XVII Semana Nacional do Marketing da APPM. Partilhamos convosco esta infografia para que se familiarizem com o tema. Usem-no como um mapa ou um guia, e sobretudo como um recurso futuro para podermos participar, partilhar e colaborar neste poderoso movimento de economia colaborativa.

sharing_economy_infographic_1238

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos


Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.