LOOK OUTSIDE: Pousem as Ferramentas

Hoje apresentamos mais uma vez a colaboração de Andreia Vaz no projecto LOOK OUTSIDE. A Andreia Vaz é Senior Innovation Manager da Diageo. A viver em Londres desde 2010, é especializada em Inovação e na construção de marcas das mais variadas indústrias – Media, Telecomunicações e FMCG. É apaixonada por criar , aprender e descobrir. Vai partilhar mais uma vez connosco a sua experiência neste artigo intitulado “Pousem as Ferramentas”.

Andreia Vaz / Pousem as Ferramentas

andreiavaz-224x300 Sexta-feira. O céu está cinzento e está frio lá fora. Faço a rotina da manhã, mas a melhor parte, é que hoje o meu escritório é na rua. Encontramo-nos no centro de Londres, em Oxford Circus e hoje o plano para a nossa “reunião” é completamente diferente. Esta é uma das coisas que eu adoro em Inovação: a capacidade de pensarmos e fazermos as coisas lateralmente, nem sempre “by the book”, mas sim olhar para as coisas com um sentido prático e com o que parece ser certo fazer, intuitivo.

Todos nós, marketers, passamos grande parte do tempo sentados à nossa secretária, a trabalhar em templates e powerpoints e pouco a ver o que se passa à nossa volta ou com os nossos consumidores.

Na maior parte das vezes, esperamos que as nossas agências nos apresentem as soluções – principalmente estratégicas – quando na verdade, se nós ouvirmos a realidade atentamente, estaremos numa posição forte de fornecer um contexto mais rico às agências e também, maior clareza ao nosso negócio mas, acima de tudo, para mim a grande vantagem é a de descobrir e entrar em harmonia com o pulso da cultura, saber o que se passa à nossa volta e o que se fala na cultural popular.

Uma das formas de fazer muito mais disto, é praticar Street Wisdom: uma técnica com popularidade emergente, utilizada cada vez mais pelos marketers de grandes empresas, mas também empreendedores independentes que simplesmente estão à procura de validar os insights do seu novo negócio ou ideias. (Já existem agências especialmente dedicadas a oferecer “creative coaching” a marketers, entrepeneurs e grandes empresas como a Upping your Elvis). A premissa é simples: a sabedoria está na rua e à nossa volta, só temos de “ouvi-la” com os ouvidos e olhos bem abertos e claro, com a ajuda de algumas regras.

Disponíveis para experimentar? Comecem por definir claramente um problema ou premissa que estão a tentar clarificar, por exemplo: “O que as pessoas fazem na hora de almoço? Há alguma oportunidade para a minha marca “falar” com o meu consumidor nesta ocasião?”  e aventurem-se pela rua…

Algumas dicas para guiar a vossa “street wisdom” (pode dar jeito tirar notas ou fotos).

Dica 1 - procurem algo diferente; em que nunca tenham reparado antes.

Dica 2 – procurem algo que vos atraia (ps. a mim atraiu-me uma exposição de fotografia num jardim público e como as pessoas realmente a viam atentamente à hora de almoço)

Dica 3 – façam tudo mais lentamente do que o normal (respirar mais lento, andar mais lento)

Dica 4 – sigam o padrão (do que quer que seja)

(primeiro padrão: toda a gente sentada nos bancos – falam, almoçam, lêem, falam ao telemóvel, usam iPad’s; outro padrão: as bicicletas e a grade do jardim)

Untitled2

Untitled

Curiosamente ao virar a esquina, reparei (mais uma vez) que se há marca que é parte integrante da cultura popular em Inglaterra, é Pimm’s. Sempre que o sol ameaça sair à rua, a Happy Hour vem também e é curioso ver que começa à hora de almoco… Happy Streeet Wisdom!

Untitled1

Autora: Andreia Vaz/Senior Innovation Manager

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.