LOOK OUTSIDE: Only in Dubai

Hoje apresentamos uma nova colaboração no projecto LOOK OUTSIDE.  Rita Rodrigues, Managing Director da YoungNetwork Middle East. A viver no Dubai desde 2013, é especializada em estratégia e comunicação. Nas horas vagas adora ver camelos passar no deserto, desde cedo se habituou a não questionar de onde nasce a inspiração – e essa é a razão pela qual continua a viajar e conhecer diferentes culturas, são as experiências que a motivam. Vai partilhar connosco, mensalmente, a sua visão sobre as principais tendências de Marketing e Comunicação no Médio Oriente.

2014-04-14_1635

Only in Dubai / Rita Rodrigues

rrReza a história que a BBC entrevistou H.H. Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante do Dubai e Primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, na sua quinta no deserto. Nos jardins onde decorreu a entrevista havia uma fonte que interferia com o áudio, e quando o Sheikh se apercebeu disso, mandou desligá-la de imediato. De seguida a equipa apercebeu-se que o barulho dos aviões que saíam do Aeroporto Internacional interferia com o áudio. Em tom de brincadeira, perguntaram se não dava para fazer nada por causa desse barulho. De imediato, o Sheikh pediu licença para fazer um telefonema. Durante toda a entrevista, nenhum avião sobrevoou a Quinta.

Qualquer pessoa que viva nesta parte do mundo está neste momento a abanar a cabeça de forma condescendente, exclamando “Only in Dubai”.

Apenas no Dubai somos capazes de ultrapassar na estrada um SLK em ouro branco. Apenas no Dubai estamos parados no trânsito, e na janela do carro da frente vemos sair a cabeça de um tigre a apanhar ar. Apenas no Dubai as escolas fecham porque chove, porque vem aí uma tempestade de areia, porque a cidade ganhou a Expo 2020. Apenas no Dubai as pessoas se vestem de gala para ir à entrega de uns prémios de publicidade.

10168389_10152285878464710_2053441988_n (1)Esta frase, tão transversal a toda a população, é já mãe de inúmeras hashtags no Twitter e de uma página de Facebook, que me espantou pela fraca adesão. Claramente nenhuma marca ou agência se lembrou até agora de se apropriar do tópico, e desenvolvê-lo para uma brilhante campanha integrada. O que também me espanta, pois até nisso esta cidade é de extremos. Aqui se vê o melhor e o pior de tudo. O trabalho de comunicação e publicidade feito na região oscila entre o brilhantismo e o puro medianismo, ambos aclamados com o mesmo entusiasmo. Em muitos pontos conseguimos ler as rotinas de um mercado maduro, criado pelo elevado número de expatriados que aqui se reúnem, trazendo as suas experiências de todos os pontos do globo. Mas nesse mercado maduro também se lê a acomodação de alguém que agora resolve todos os desafios criativos respondendo à maior premissa da cidade: maior e melhor. Se servir para quebrar um record ou se for o mais caro, garantidamente, já ganhou. A este inibidor da inovação, responde-se: “Only in Dubai”.

Esta mistura de condescendência com desdém não vem, no entanto, sem uma breve pontinha de orgulho. Afinal, temos a sorte de poder viver estes momentos “Only in Dubai”, e mais ainda, temos a sorte de ver o outro lado do espelho da Alice: para lá de toda a opulência e superficialidade, apenas no Dubai as portas de casa ficam abertas porque se confia que ninguém lá entra; apenas no Dubai um jornalista apanha boleia para uma conferência de imprensa de helicóptero, e apenas no Dubai se vai passear ao deserto e acabamos a tomar chá com H.H. Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, soberano e Primeiro-ministro. Only in Dubai.

Por: Rita Rodrigues / Managing Director – YoungNetwork Middle East

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos


Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.