LOOK OUTSIDE: “Culture Eats Strategy for Breakfast”

Esta edição do LOOK OUTSIDE conta com mais uma participação de Andreia Vaz. A Andreia Vaz é Senior Innovation Manager da Diageo. A viver em Londres desde 2010, é especialista em Inovação e na Construção de marcas das mais variadas indústrias – Media, Telecomunicações e FMCG. É apaixonada por criar , aprender e descobrir. Vai partilhar connosco o artigo “Culture Eats Strategy for Breakfast”.

Andreia Vaz /”Culture Eats Strategy for Breakfast”

andreiavaz-224x300 Bem sei que a expressão “Culture Eats Strategy for Breakfast” é popularmente utilizada em restruturações de novas culturas empresariais e claramente utilizada numa linguagem empresarial mais formal. Mas acho interessante estender este mesmo conceito a uma outra área: a vida que nos rodeia.

Tendo regressado a Portugal de férias por umas semanas fico impressionada com a emergência de novos e pequenos negócios com conceitos inovadores que “dizem” de boca bem cheia “estamos aqui, queremos e estamos a fazer coisas” e não podia haver melhor representação da expressão “Culture Eats Strategy for Breakfast” do que esta.

Mais do que pensar em estratégia e teorizar, a nossa cultura está a mudar. É agora a Cultura do “Fazer Acontecer”. Vivemos a transição de uma cultura tradicionalista (fechada e assente em princípios de negócio tradicionais) para uma cultura progressista, aberta, que olha lá para fora (o próprio nome desta rubrica da APPM é um outro bom exemplo disso) que já não só pensa num país limitado mas global, que externaliza e aprende coisas novas com todo o mundo, e isso, faz mudar a perspectiva.

É esta mudança de Cultura que permite que tudo isto aconteça e não consigo esconder que cada vez mais sinto-me orgulhosa de Portugal nesse sentido. Abro revistas e, em quase todas, há artigos de pessoas que criam coisas novas, reinventam os seus negócios e de forma empreendedora começam novas jornadas.

Como em todos os ciclos, esta nova cultura permite que novas indústrias surjam e com isso novas oportunidades de negócio mas também sociais. Em Inglaterra e nos EUA, esta Cultura empreendedora vive em todas as áreas da vida desde cedo, é intrínseca à cultura. Desde a Educação (onde se promove que os estudantes tenham os seus próprios projectos ou mini-negócios e trabalhem enquanto estudem) até à Economia onde cada vez mais empresas privadas oferecem serviços especializados para apoiar Start Ups: os tão conhecidos e independentes Angels, o KickStarter e até programas de TV em horário nobre como os famosos “Dragon’s Den”.

Surgem cada vez mais outros negócios de suporte a pequenas empresas como “Vistaprint” (fornecedor de imagem gráfica e impressão), “e-Receptionist” (gestor de Recepção de pequenos negócios) ou a “Jimdo” (websites self-service) e, até indo um pouco mais longe, alertando a sociedade para o papel fundamental da mão-de-obra experiente com um programa de TV demonstrando que as pessoas com mais de 65 anos são válidas para trabalhar (ver “Mary Portas, Pop Up Employment Agency” em Channel4  www.channel4.com/programmes/marys-silver-service/episode-guide) e como estas pessoas ainda podem ser empreendedoras e construir coisas.

Acredito fortemente no papel social das marcas, no poder que têm para “fazer o bem” e se reflectirmos, as marcas (em toda a sua plenitude) são maiores do que a vida (ou uma outra expressão célebre internacional “larger than life”). As marcas são o nosso poder, o de todos os marketers. Esta nova cultura já não depende do Estado Social para se mover, para fazer abanar. Cada um de nós pode fazê-lo. Todos nós o podemos fazer.

Há já várias marcas a operar nesta área, a promoverem novos profissionais, novos artistas, a incentivarem pequenos negócios ou pequenos produtores investindo, mas precisamos de mais; precisamos que todas as marcas queiram ser “maiores do que a vida”. E quando nos sentarmos todos juntos a tomar o pequeno-almoço (de preferência em Portugal numa bela esplanada a beira-mar com sol) vamos dizer que a “cultura já comeu a estratégia” e agora é a nossa vez.

Avatar of APPM

APPM

A APPM TV é uma plataforma de TV online especializada em conteúdos de Marketing e Comunicação , que tem como objectivos a produção , a curadoria e a transmissão de conteúdos relevantes para a comunidade de profissionais de marketing portuguesa.
Avatar of APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos


Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.