A importância de medir e analisar os resultados

Jorge Cunha, formador do Curso de Digital Business Models & Analytics, está esta semana na rubrica “Marketing Academy” com o artigo “A importância de medir e analisar os resultados”.

Nos dias de hoje com o aumento da exposição das organizações aos canais digitais é importante que se estabeleça o que se vai medir e o porquê.

Todos queremos aumentar a nossa exposição de forma a chegar a potenciais novos clientes.

1º Público-alvo -> Mercado alvo

O meu público-alvo está aumentar ou a diminuir nas últimas semanas em comparação com o mesmo período do ano transato.

Para uma análise mais coerente deve-se verificar se houve aumento ou diminuição de conversões e aumento das taxas de rejeição (Bounce Rate). Também se deve ter em conta se o número de páginas por visita está aumentar na área do website que queremos, pois um nº elevado de páginas por visita na zona de suporte indica que as pessoas não estão a encontrar o que procuram.

Nos dados, que bem segmentados podem ser uma mais-valia para as organizações, porque melhoram:

- Aumento da procura de informação em 1º lugar no website;

- Aumento das taxas de conversões por objetivos;

- Aumento da satisfação do cliente nos canais digitais ;

- O Apoio nas decisões, pois com informação e conhecimento os marketers podem aumentar a qualidade das suas decisões.

- Interação entre canais de comunicação

2º Conversões

As conversões no nosso website podem ser macro ou micro, macro podem ser venda no website, pedido de contacto “Lead”.

As micro conversões são igualmente importantes porque são pontos de interação com a empresa que permitem entrar em contacto e interagir nos diferentes estágios em que o potencial cliente está.

Por exemplo o email marketing:

Objetivo:

- Queremos ter mais pessoas interessadas em receber as nossas comunicações de acordo com o seu desejo

- Captar, informar e vender um serviço.

- Testar diferentes conteúdos consoante o estágio e interesse do individuo.

As conversões são todas as ações que queremos que os nossos visitantes façam como por exemplo:

- Comprem na nossa loja online para empresas B2C

- Subscrevam o nosso cartão promocional

- Subscrevam a nossa newsletter para a nossa organização B2B

Se não estabelecermos objetivos para a nossa organização, nunca conseguiremos lá chegar .

Exemplo: Para a loja online queremos ter mais de 2% de conversão, logo teremos que otimizar as páginas de destino que levam à conversão.

3º Segmentação dos dados

A segmentação é muito importante para colocar as diferentes camadas de dados em contexto para distinguir o que interessa e o que precisa de ser otimizado.

Os dados tem de estar contextualizados, porque se não o fizermos caímos no erro de analisar coisas diferentes e tratá-las como iguais .

O exemplo disso é tratar da área de “Lead generation” do Website, como se fosse a área de suporte.

A segmentação permite-nos verificar quais as localizações dos públicos-alvo que convertem mais numa determinada campanha. Saber quais as campanhas com mais impacto para o nosso objectivo é de extrema importância.

Os comportamentos do público-alvo, juntamente com o seu dispositivo( desktop, Smarthphone ou Tablet), localização e idioma são muito importantes para percebermos como interagem com o Website.

Deveremos tratar visitantes anónimos e visitantes registados como anónimos? Em termos de análise e na prática o seu comportamento é muito diferente.

Mas de forma constante deve-se verificar qual o caminho para a conversão, qual o “touch point” mais importante para o visitante converter e não converter.

Deve também analisar de forma consistente o comportamento do utilizador do Website.

Segundo o meu autor preferido o Avinash Kaushik “Segment or Die”!

“Se queres Gerir começa por medir” autor desconhecido

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