Entrevistas de Emprego transformam-se em projectos de Marketing e Comunicação (C/Video)

No último ano assistimos a uma nova tendência no marketing e comunicação das marcas. Uma tendência talvez acelerada pela crise e pela necessidade das empresas conseguirem juntar todo o potencial humano dos diferentes departamentos em prol da notoriedade e do sucesso das marcas e produtos que representam.

A palavra chave desta tendência é Integração. E passa por integrar os diferentes departamentos, integrar pessoas e equipas, integrar as necessidades e sobretudo integrar ideias que à partida poderiam ser vistas como disparatadas ou nocivas para a reputação das marcas.

Um dos melhores exemplos, veio da Heineken que transformou um programa de estágios, juntando-o à gestão de patrocínios da Champions League, numa campanha viral com milhões de visualizações, alguns prémios em certames de criatividade e sobretudo mostrou um caminho novo para quem pensa a comunicação e o marketing das empresas.

Há uns dias atrás foi a vez da LG utilizar as entrevistas de emprego para testar um produto novo, um ecrã de ultra alta definição. Apesar de apelar a um dos sentimentos mais básicos da nossa condição humana, o medo, a campanha termina com uma genial tónica de humor e os resultados registados, bem como os níveis de engagement da campanha são notáveis, mesmo com algumas suspeitas sobre a veracidade das reacções dos intervenientes, a campanha não deixa de ser brilhante.

Porque é que a área de recursos humanos, de qualidade, de HSE ou até de produção, não podem ser transformadas em algo verdadeiramente excitante capaz de catapultar a reputação da empresa e sobretudo aumentar o desejo de fazer parte da história, daquela marca?

O caminho da integração tem mostrado resultados muito interessantes e, a ilustração deste artigo com os exemplos da Heineken e da LG são apenas a ponta do iceberg. Acredito que iremos continuar a assistir a projectos de comunicação e marketing cada vez mais complexos capazes de gerar engagement e aumentar a notoriedade e consequentemente o sucesso comercial das marcas envolvidas.

Veja aqui as campanhas da LG e da Heineken:

Por: Rui Ventura
Presidente APPM

Add a comment

Arquivo

Próximos Eventos

  • Nenhum evento

Assine a Newsletter:

  • Conheça semanalmente todas as ofertas que temos para si.