Pilares de Actuação


Tendo como ponto de partida da sua Missão: “promover o marketing nas empresas e outras organizações e os seus profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da concorrência, da economia e da sociedade”, a APPM definiu os seus 5 pilares:

 A Representação do Sector:

A APPM representa os profissionais de marketing e o marketing em Portugal, junto do mercado, dos media e das outras organizações e, no estrangeiro, junto da comunidade associativa e institucional. Em particular, a ligação com a EMC (European Marketing Confederation) assim como com outras associações internacionais, assegura a maior coesão possível entre os níveis de representatividade e projecção do marketing de Portugal no estrangeiro.

 A Formação e Informação:

A APPM desempenha um papel de relevo no domínio da divulgação das técnicas e práticas do marketing. Neste campo assegura, de entre outras iniciativas, a realização do Congresso Internacional de Marketing, evento de referência da área em Portugal, no âmbito da Semana Nacional do Marketing. A APPM liderou a condução de um inquérito de âmbito europeu – o Marketing Compass – com o objectivo de auscultar a opinião dos marketers e gestores de empresas europeias sobre os temas mais relevantes do marketing a nível internacional.

 O Networking:

A APPM privilegia a relação, profissional e pessoal, entre aqueles que trabalham em marketing, em vendas e comunicação e, em geral, na gestão empresarial e das organizações. Assim, todos os eventos assumem um carácter convivial entre os presentes, assegurando a troca e a discussão de experiências. Além dos eventos realizados pela APPM e/ou por parceiros, a associação participa em diversas redes/grupos online e dinamiza diversas plataformas sociais online, de modo a incentivar a interconexão de todos os interessados pelo marketing. O objectivo último é a criação de uma plataforma de socialização online, exclusiva para associados.

 A Ligação à Academia:

A APPM acredita que um dos factores mais importantes é a ligação do mundo académico ao mundo profissional. Com isto, a associação conta com um programa de soluções específicas, de modo a aproximar estas duas realidades, seja através da ligação directa às instituições de ensino e poder assim dinamizar tanto com os professores como com os alunos, a publicação de artigos, teses e case-studies, desenvolvimento de estudos da área, apoio no lançamento de livros, organização de eventos, planos de estágio, concursos e apoio na criação de novos planos curriculares e cursos/sessões de formação, tendo em conta as necessidades específicas do mercado da actualidade com vista a um futuro académico e profissional sustentáveis.

 A Certificação e Acreditação:

A APPM crê que um sempre crescente desempenho profissional e mobilidade dos seus agentes, passa pelo estabelecimento de processos de acreditação e certificação de qualificações, reconhecíveis no território europeu e internacional. A APPM tem, neste campo, implementado o PMC – Profissional de Marketing Certificado – e está ainda  a trabalhar com o Comité de Peritos da EMC, no sentido de alargar ao território português o Quadro “umbrella” de Qualificações agora aprovado pelas instâncias europeias. A associação está também a trabalhar com organismos nacionais no sentido de implementar estes sistemas em Portugal.